sexta-feira, 5 de dezembro de 2014


Assim como eu também dizia, hoje ainda ouço as pessoas falando que vão esperar passar as festas de fim de ano para iniciar a dieta. Essa palavra que sempre me aterrorizou hoje só tem um sentido pra mim, dieta começa quando a doença se instalou ( chegou o diabete, o colesterol aumentou, a gota tá doendo, e por ai vai).
Deixei a dieta de lado e fui buscar formas de me nutrir, afinal quando o ayurveda entrou na minha vida eu não tinha escolha, ou praticava a filosofia no dia a dia ou deixava pra lá. Ayurveda não pratica no boca a boca, ayurveda se pratica na rotina do dia a dia ( Dinacharya = rotina diária pelo ayurveda).
A criatividade na cozinha não veio de um dia para o outro, veio da prática, da auto observação e dos estudos. 
As especiarias deram um ponta pé pra minha mudança, por isso hoje não vivo sem elas, desde meu café da manhã até o chá da noite. A partir do momento que elas criaram o movimento que eu precisava para mudar eu sentia mais prazer em me alimentar corretamente e assim não há natal e nem ano novo que vão me fazer distanciar do meu propósito.
Por isso hoje o que faz parte da minha alimentação é comida de verdade e as especiarias que se espalham sobre meus alimentos são referenciadas com amor e gratidão todos os dias.
Saia da dieta, busque seu caminho, busque seu propósito, o que é a nutricão pra voce?

Café da manhã de hoje: Tchai vegano e brusqueta de bolacha de arroz, tofu, azeite, sal rosa, óregano e pimenta do reino.

Preparo do Tchai vegano (leite de castanha do Pará)
Deixe 1/3 de xícara de castanha do Pará de molho de um dia para o outro.
Escorra e lave as castanhas e bata com 1 xícara de agua e gotas de baunilha (extrato natural) - opcional.
Coloque pra ferver 1/3 xícara de água com 1 colher de chá de masala tchai (eu usei a minha masala tchai Chá com Ayurveda) e deixe ferver por uns 5 minutos.
Acrescente o leite coado (não jogue as fibras fora, guarde que da pra fazer uma ricota vegana deliciosa), quando começar a ferver, apague o fogo e acrescente chá preto a gosto.
Deixe em infusão por 5 minutos e adoce. Eu uso adoçante natural de stevia.

*quando for comprar stevia leia o rotulo e veja se não tem outros adoçantes artificiais misturados, eu compro Stevita.

Um dia aromático e nutritivo pra todos!
Beijos de canela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário